Com o avanço da tecnologia e acesso à informação, exigimos cada vez mais dos nossos equipamentos.
À medida em que salvamos documentos, imagens e instalamos novos aplicativos, nosso equipamento vai enchendo a "memória".
Mas basicamente falando, existem 02 tipos de memória, que podem ser: permanente e temporária.
A memória permanente é responsável por manter salvos todos os documentos, imagens e aplicativos que foram instalados no equipamento. É o HD ou SSD.
A memória temporária é responsável por manter os arquivos abertos ou por manter os programas em execução. É a chamada memória RAM.
Quando abrimos um aplicativo ou um arquivo, o equipamento faz um "download" do que está salvo na memória permanente e coloca na memória temporária. E o mantém lá até que ele seja fechado.
Isso acontece porque a memória temporária é muito mais rápida que a permanente, e facilita o uso daquela aplicação ou arquivo.
Portanto, se percebemos que não há mais espaço para salvar novos arquivos ou não conseguimos mais instalar novos aplicativos, devemos trocar a memória permanente (HD ou SSD) por outra de maior capacidade.
Mas se o problema é que ao abrir documentos ou aplicativos, o equipamento começa a ficar lento, então aumentamos a memória temporária (RAM).
Sempre é importante fazer uma avaliação do uso dessas memórias e em caso de dúvidas, entre em contato com um profissional de sua confiança, para que ele te auxilie nessa análise.