06/09/2020 às 22:00 Para fotógrafos

Porque troquei meu computador por um notebook potente e o Lightroom e Photoshop ficaram muito lentos!

86
4min de leitura

É muito comum acontecer essa situação. Inclusive eu acompanhei uma fotógrafa que comprou um Mac para editar suas imagens, mas para sua surpresa, o Photoshop ficou muito lento, o que não acontecia no seu antigo computador com Windows e com metade de memória RAM.

Mas porque isso acontece?

Para entender o motivo, é importante saber como trabalham os softwares de edição de imagem!

O Photoshop e o Lightroom foram projetados para trabalhar com arquivos de imagem, cada um com sua proposta.

O Lightroom trabalha com catálogos, uma ou várias bibliotecas de imagens, e tem como prioridade o uso de memória RAM e processamento. Mas também faz um uso relevante do HD, pois é nele que são salvas as informações referentes a tudo que você edita nas imagens. Essas informações ficam gravadas no catálogo, em vários arquivos que compõem um banco de dados.

O Photoshop por sua vez, tem como prioridade a edição de imagens avulsas, também faz grande uso da memória RAM, um uso razoável de processamento, mas um uso muito intenso do HD. Pelo fato do photoshop permitir trabalhar com camadas e objetos inteligentes, os desenvolvedores já previram um consumo gigantesco de memória RAM, o que seria inviável em diversas situações. Então eles criaram uma solução: O photoshop cria um arquivo no HD, e exatamente tudo que é feito na edição da sua imagem é um processo de escrita no arquivo que está salvo em seu HD

Ou Seja, o seu HD funcionará para o Photoshop como uma espécie de "memória RAM". 

Um simples pincel que você passa, camadas de ajustes, objetos inteligentes, enfim, exatamente tudo, pixel a pixel.

Ok, mas qual a importância disso tudo?

Os HD's possuem velocidades diferentes de acordo com o modelo. A maioria dos HD's de computadores (Desktop) possuem a velocidade de 7200 rpm. Já os HD's de notebook em geral, possuem a velocidade de 5400 rpm. Isso significa que os HD's de notebook em sua grande parte, são 25% mais lentos. E isso para um software que trabalha 100% do tempo de edição escrevendo no HD, é muito significativo.

Todas as ações executadas também ficarão 25% mais lentas. E se levarmos em consideração que além do photoshop ou lightroom, existirão outros processos que podem eventualmente consumir mais o HD, como antivírus, ou próprio Windows, podemos ter uma lentidão ainda maior.

Felizmente existem duas soluções que vão depender do bolso de cada um...

Uma solução é comprar um HD Híbrido, que uma parte é SSD e a outra parte HD normal. Com isso, é possível instalar os softwares na parte que é SSD, e manter os arquivos no HD Normal. Mesmo que as imagens fiquem na parte mais lenta, não afetará o desempenho de forma muito perceptível, pois depois de carregar o arquivo, o Photoshop trabalhará exclusivamente na parte mais rápida, e usará a parte mais lenta apenas para salvar o arquivo pronto.Outra solução é comprar um SSD puro, que terá mais espaço que a pequena parte do SSD contido no HD Híbrido. O custo é proporcionalmente mais elevado, mas você poderá instalar mais programas nele com maior tranquilidade. E recomendo ainda o uso de um HD Externo para salvar os arquivos.

Hoje é possível encontrar diversos notebooks já utilizando o SSD, inclusive os MACs também em sua grande maioria já utilizam o SSD, e a recomendação é sempre a mesma, salvar os arquivos em um HD Externo.

O SSD é extremamente mais rápido! É notável a diferença ao utiliza-lo. Mas não recomendo utilizar o SSD como HD de backup, pois o mesmo tem menor durabilidade que o HD normal. Ele é indicado justamente para obter uma velocidade altíssima.

Ainda sobre o Lightroom, há um pequeno detalhe que pode melhorar ainda mais a sua utilização.

O Lightroom foi desenvolvido de forma a trabalhar muito melhor quando o catálogo está em um local diferente de onde as fotos estão. Assim, para finalizar a configuração, você pode manter o catálogo em seu disco local, e as fotos no HD Externo, além é claro de utilizar as visualizações inteligentes, que o deixam muito mais rápido.

Claro que, além do HD, existem também outras configurações que podemos realizar para deixar estes softwares mais velozes, que poderá ser analisado caso a caso, de acordo com o seu fluxo de trabalho. São configurações realizadas tanto nos softwares, como também melhorias que podem ser aplicadas à sua rotina de trabalho. Quer saber mais? Entre em contato para uma consultoria especializada!

       Jonas Guimarães - Analista de Sistemas

      Contato: guimaraes.developer@gmail.com

06 Set 2020

Porque troquei meu computador por um notebook potente e o Lightroom e Photoshop ficaram muito lentos!

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

edição de imagens lightroom photoshop ssd